Assunto: VOZ (CRIANÇA, ADULTO E IDOSO)


CUIDADOS COM A VOZ


          As principais orientações de higiene vocal que podem ser incluídas em uma ação preventiva são:
 

* Fale de forma amena, harmoniosa, respeitosa o ambiente em que se encontra. Não aumente o tom de voz para disputar atenção com outras vozes ou ruídos intensos.

* Hidrate o organismo; em geral, as pessoas devem tomar ao menos 2 litros d'água, em temperatura ambiente, ao longo do dia. Quem fala demasiadamente ou trabalha com a voz deve aumentar ainda mais essa quantidade.

* Não chupe balas ou use outros recursos, como o gengibre, para melhorar a voz: eles dão a sensação de um analgésico, fazendo com que você force as cordas vocais sem estar realmente, em condições de fazer isso.

* Evite o pigarro, a tosse e o “raspar” a garganta, beba água para aliviar a sensação.

* Evite choques térmicos e permanecer muito tempo em local com ar-condicionado, se for preciso, agasalhe bem o pescoço, mas não use roupas que aperte esta região ou a cintura, pois prejudicam a respiração e, consequentemente, a voz .

* Não fale sussurrando e economize a voz quando estiver em quadros gripais ou alérgico.

* Evite o fumo, a bebida alcoólica e excesso de medicamentos em geral.

* Faça  exercícios de aquecimento pela manhã, vibrando a língua e os lábios. Ao fim do dia, desaqueça as cordas vocais, bocejando ou ficando alguns minutos sem usar a voz de maneira intensa.

* Se você usa a voz para trabalhar, procure um fonoaudiólogo para receber orientação sobre exercícios personalizados, de acordo com sua atividade e sua carga horária.

* Se for imitar sons e vozes, faça as que são fáceis para realizar.

* Mantenha hábitos alimentares saudáveis. Quando a voz não estiver boa, evite alimentos ácidos e gordurosos. Mastigue bem os alimentos.

* Previna o envelhecimento da voz, participando de atividades de canto, sob orientação de um bom profissional.

* Não ria alto demais ou cante demasiadamente sem orientação profissional.

* Faça atividades físicas, buscando uma boa postura corporal, mas não fale durante a prática.

* Em caso de rouquidão frequente, não faça automedicação: procure um otorrinolaringologista o mais rapidamente possível.

* Não exagere nas bebidas geladas ou sorvetes, espere o líquido esquentar um pouco na boca antes de deglutir.


          Tais orientações podem ser seguidas por todas as faixas etárias.

************************************************

SAÚDE VOCAL NA 3ª IDADE


          A voz é o acompanhamento musical da fala, tornando-a melódica e agradável, precisando ser, por tanto, forte o suficiente para ser ouvida, clara e apropriada para o sexo e a idade do falante. Ela representa nossa identidade, e através da voz expressamos nossa emoção e motivação, permitindo-nos uma aproximação com nosso interlocutor e integrando-nos na sociedade em que vivemos.

          O envelhecimento é um fato universal comum a todos os seres vivos em idade avançada. É uma etapa natural do desenvolvimento, que ocorre com modificações gradativas de eventos fisiológicos, caracterizando uma degenerescência psicofísica do ser humano.

          Com a passagem dos anos, o indivíduo sofre uma diminuição nas habilidades do corpo, registrando perda no controle neuromuscular e nos processos perceptivos, o que também ocorre na laringe, registrando mudanças significativas dos parâmetros vocais do individuo pertencente à 3ª idade.

          Alguns sintomas observados são: a voz trêmula, dor à produção da voz, dificuldade no controle da intensidade, fadiga vocal, sensação de queimação e ardor ou corpo estranho na laringe, assim como a rouquidão e afonia (perda completa da voz), etc.

          Quando a voz se deteriora, toda a personalidade sofre com isso, gerando sentimento de insegurança. Estimular a voz significa buscar o equilíbrio com a natureza humana, ao mesmo tempo em que a descoberta de um padrão vocal mais adequado reintegra o idoso à autoestima.

          Apesar das inevitáveis alterações vocais inerentes ao processo de envelhecimento, um treinamento fonoaudiológico específico (com um profissional da voz) pode minimizar os efeitos dessas alterações.

*****************************************************************